+55 12 3125-2185
+55 12 2103-1620

Projetos e Financiamento

VALUATION

O VALUATION é utilizado na analise de investimentos de forma a determinara a recomendação ou não de se investir na compra de empresa, fusões, implementação de novo produto, investimento nas linhas de produção, troca de equipamentos ou substituição de maquinas em linhas de produção. Capacita no processo decisório estratégico e operacional e, no processo de planejamento e controle, utilizado na implementação de estratégias competitivas.

A NEST possui expertise em VALUATION utilizado na gestão de carteira de negócios, na análise de fusões e aquisições para determinação do valor justo para o proponente e um valor razoável para decidir se aceita ou não a proposta e, na administração geral como arcabouço para o gerenciamento do valor nas empresas.

A ferramenta no processo decisório estratégico e operacional e no processo de planejamento e controle, servindo com referência central na implementação da estratégia.

Utilizada nas decisões de alocação de capital e no estimulo a busca de investimentos com retornos superiores ao custo de capital da empresa.

Melhorar na comunicação, seja para alinhar a estratégia e objetivos da empresa da alta gerência aos níveis mais baixos da organização, como para aumentar a transparência e comunicação com outras partes interessadas.


Aporte de Capital



A NEST após analise previa do empreendimento, executa projetos para obtenção de recurso em operações de “lease back”, bancos de investimento e fundos de pensão, participações societárias, operações de “funding” e captação de recursos com grupos nacionais ou estrangeiros.

A NEST fornecerá todo o suporte jurídico para as contratações de aporte de capital além de orientação legal para ajustamento de contas e débitos bancários e fiscais.

FUNDING

A consolidação financeira das dívidas de curto prazo num prazo adequado à maturação do investimento e sua amortização que é o processo conhecido como “funding” pode ajustar as contas de sua empresa.
Estas operações em geral ocorrem quando empresas não-financeiras negociam junto ao mercado de capitais, para mobilizar fundos de longo prazo necessários à consolidação financeira do investimento, através dos lançamentos de títulos de dívidas direta de longo prazo e/ou de direitos de propriedade

LEASE BACK

A NEST – Negócios Estratégicos prospectará investidores para operações de “lease back” para sua empresa.

A Lei nº 6.099/74, na redação da Lei nº 7.132 de 26.10.83, conceitua o “leasing” ou arrendamento mercantil, no seu art 1º como o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica, na qualidade de arrendatária, e que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificações da arrendatária e para uso próprio desta.

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

As solicitações de financiamento ao BNDES iniciam com uma Consulta Prévia, onde são especificadas as características básicas da empresa, necessárias à análise do enquadramento da operação nas Políticas Operacionais. Após esta consulta se faz necessário a apresentação do plano de negócios do empreendimento.

A NEST possui larga experiência na elaboração de projetos e planos de negócios.

Destes projetos deverão constar informações como:

1. Objetivos, Metas e Fundamentação.

2. Especificação das Fontes e Usos de Recursos.

3. Efeitos do projeto sobre a capacidade de produção.

4. Mercados e Garantias, além de informações adicionais julgadas necessárias pela instituição ou empresa financiadora.

5. Informações para classificação de riscos e Demonstrações Contábeis Consolidadas, composição societária e acionaria, entre outras.

6. Todos os serviços e projetos necessários e exigidos pelas instituições financeiras e de fomento para analise e aprovação de projetos de investimento.

PANORAMA DOS PRINCIPAIS PRODUTOS DO BNDES

CUSTOS FINANCEIROS USADOS NAS OPERAÇÕES DO BNDES

NACIONALIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO PELO PROGRAMA FINAME

Por ocasião do pleito de credenciamento de máquinas, equipamentos, componentes e sistemas, ou quando houver solicitação expressa do BNDES para um produto já credenciado, o Fabricante deve apresentar planilha padrão de apuração do índice de nacionalização, em valor e em peso, conforme instruções dispostas pela Circular nº16/2013-BNDES, de 08-05-2013.

O índice deve ser calculado pela relação entre o valor do material importado, inclusive matéria prima com o valor de venda do produto e o peso dos componentes importados e o peso seco do equipamento completo. Somente será admitido o credenciamento com índice de nacionalização mínimo é de 60%.